sexta-feira, 27 de julho de 2012

Suplementos, o que são e para que servem?



Atenção pra essa galera que esta começando a treinar com um objetivo de ficar fortão e todo marombado, achando que é só tomar suplemento e em 1 ou 2 meses ja vai ficar gigante.
Ficar grande e com qualidade é um trabalho longo, de anos, e não apenas tomando suplementos, e sim treinando muito sério e com determinação.
Mas devido ao grande número de pessoas me perguntando sobre suplementos resolvi escrever sobre alguns que são bastante consumidos e quais os seus efeitos, positivos e negativos, então se liguem ai:

Complexos Vitaminicos e Minerais:
Positivo: Não apresenta melhorada performance, porém a deficiênciade vitaminas e minerais pode comprometer a saúde e o desempenho.
Negativo: Individuos alérgicos ou sensíveis a um dos componentes da fórmula. Atenção com vitaminas lipossoluveis, pois são cumulativas e apresentam diversos efeitos colaterais.

BCAA:
Positivo: Composto de 3 aminoacidos de cadeia ramificada: Leucina, Valina e Isoleucina. Efeito anticatabólico, precursor da Glutamina, retardamento da fadiga, minimiza efeito da diminuição da massa muscular causado por situação de hipóxia (Ex. treinamento em altitude).
Negativo: Não possui efeitos colaterais.

Creatina:
Positivo: Aumento da massa muscular,aumento da força,aumento da potência, influência positiva sobre atividades anaerobias intermitentes (ex: Jiu-Jitsu, Vale tudo e Submission).
Negativo: Pode ocasionar ganho de peso.

Glutamina:
Positivo: Diminuição da incidenciade infecções, causadas pela atividade física intensa, efeito anticatabólico.
Negativo: Não possui efeitos colaterais.

Aminoacidos na forma liquída:
Positivo: Reposição protéica rápida e de facíl assimilação pelo organismo, evitacondiçoes catabólicas após o treinamento intenso.
Negativo: Pode causar sobrecarga renal e hepática se utilizado em grande quantidade.

Hiperprotéico: Reposição protéica rápida e de fácíl assimilação pelo organismo, porém com baixíssimo ou sem nenhuma concentração de gordura, evita condições catabólicas após o treinamento intenso.
Sobrecarga renal e hepática se utilizado em grande quantidade.

Hipercalóricos:
Positivo: Reposição de multinutrientes de rápida assimilação em curto espaço de tempo, aumento de peso.
Negativo: Não apresenta contra indicações, porém é contra-indicado para diabéticos.

Repositores Hidroeletrolíticos:
Positivo:Recuperar água e sais minerais importantes perdidos pelo exercício, promove absorção intestinal e redução da diurese, melhor que o consumo de água pura.
Negativo: Não apresenta contra-indicações, mas deve ser utilizado com cautela por pessoas diabéticas.

Carboidratos em pó ou gel:
Positivo: Reposição de carboidratos de rápida e fácil assimilação pelo organismo, se consumido durante a atividade ou durante algum intervalo, pode aumentar a performance.
Negativo: Não apresenta contra indicações, porém não deve ser utilizado por diabéticos.

Bicarbonato de Sódio ou Citrato de Sódio:
Positivo: O uso dessas substâncias ajuda no desempenho de atividades anaeróbias exaustivas maxímas de 1 a 7 minutos de duração ( ex: Jiu-Jitsu, Submission e Vale-Tudo).
Negativo: Pode causar desconforto gástríco, diarréia, flatulência e cólicas. O Sitrato de Sódio não provoca desconforto Gastrintestinal.

Café ou Guaraná em Pó:
Positivo: Melhora da qualidade de raciocínio, melhora da capacidade de aprendizado, reduz a percepção do esforço.
Negativo:
Pode apresentar nervosismo, insônia, agitação, tremores, diurese, desconforto gastrintestinal, dependência física.

Glicosamina:
Positivo: Reconstituição das cartilagens que se encontram em processos degenerativos, reparo de lesões na cartilagem, efeito antinflamatório com duração de até 2 meses após interrupção do uso.
Negativo: Hipersensibilidade a Glicosamina.

L-Tirosina:
Positivo: Aumenta o estado de alertae prontidão ao exercicío com ação relativamente semelhante à cafeína, combate o stresse, melhora o tempo de reflexo e reação.
Negativo: Não utilizar em hipertensos, indivíduos que utilizam inibidores da Monoamido oxidase (MAO) e em indivíduos com melanoma. Pode desencadear crises de esquizofrênicos e enxaquecas.


Vimpocetina:
Positivo: Aumento do metabolismo cerebral por implementar a utilização da glicose e do oxigênio pelos tecidos cerebrais, eleva a tolerância à hipóxia (condição com baixo indice de oxigênio).
Negativo: Queda da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, arritimias, dor abdominal, náuseas, dispepsias, alterações do sono, nervosismo, ansiedade, dores de cabeça, angústia e vertigem.
Contra-indicado em indivíduos com hemorragia cerebral ou com aumento da pressão intracraniana.

Além desses componentes, existem muitos outros no mercado e cada um possui uma fórmula diferente, e uma indicação para cada tipo de indivíduo, antes de começar a tomar qualquer tipo de suplemento procure sempre um NUTRICIONISTA.

Treinador Leo Bianchi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário